QUEM SOMOS
PRODUTOS
AGRICULTORES
PEDIDOS
DICAS
RECEITAS
PARCEIROS
FALE CONOSCO

Alimentação de Verão
Saiba mais   
O que acontece quando consumimos produtos orgânicos?
Saiba mais   
 

 
: leia outras notícias :
 
Orgânico é melhor
 

Alimentos orgânicos são mais ricos em nutrientes, leite orgânico reduz riscos de eczemas em crianças e extrato orgânico de morango reduz células cancerosas.

Além disso, com alimentação é menor a necessidade de calorias em relação à alimentação não-orgânica – o leite materno de mães que se alimentam principalmente de produtos orgânicos, contém mais ácidos graxos favoráveis à saúde.

A Dra. Alberta Velimirov do FIBL (Forschungsinstitut für biologischen Landbau) afirma: “Não basta dizer que o leite orgânico contém maiores teores de saudáveis ácidos graxos, ou que na verdura orgânica há mais anti-oxidantes, mas o que importa é a relação da agricultura orgânica com a produção eficaz, duradoura e condizente com as diferentes características das espécies.

Teores mais altos de vitamina C e compostos fenólicos

Ensaio com duração de dez anos, concluído recentemente nos EUA, mostra que tomates orgânicos contêm teores significativamente mais altos de flavonóides (quercetina, 79% e camferol, 97%). Quanto mais tempo os tomates forem cultivados organicamente, mais aumenta a diferença em comparação com tomates convencional. Super-adubação nitrogenada e crescimento vegetal acelerado reduzem a qualidade nutricional do tomate e causam uma diminuição nos teores de nutrientes. Pimentões cultivados organicamente contêm mais vitamina C, fenóis e carotenóides.

Como informa a Soil Association, da Inglaterra, em 2005 havia 41 estudos científicos internacionais que atestam que alimentos orgânicos contêm mais vitamina C, magnésio e fósforo.

Laranjas orgânicas contêm 12% mais de vitamina C e significantemente menos resíduos de nitratos (12 até 30%).

Eczemas em crianças: leite orgânico reduz o risco

Estudo realizado nos Paises Baixos mostra que a alimentação de crianças com laticínios orgânicos reduz em 36% o risco de formação de eczemas.

Extrato de morango orgânico reprime crescimento de células cancerosas

Pesquisadores da Suécia confirmam: acrescentando extrato de morango orgânico a culturas de células cancerosas, ocorre nítida diminuição do crescimento de células cancerosas, em comparação com a adição de extrato de morango convencional. Estratos orgânicos reprimem o crescimento de células do câncer do intestino em 60% (extrato convencional, 49,7%) e células de câncer de mama em 53,1% (extrato convencional, 37,9%). Extratos orgânicos contêm mais antioxidantes e mais vitamina C.

Menor necessidade de calorias em relação aos não-orgânicos

”A alimentação com frutas e verduras orgânicas aumenta o consumo diário de antioxidantes. A condensação de nutrientes de frutas e verduras reduz a necessidade calórica: é necessário 10 até 15% menos de absorção total de calorias para satisfazer as necessidades fisiológicas nutritivas” – estes são os resultados do estudo do cientista americano Charles Benbrook apresentado no ”Second International Symposium on the Human Health Benefits of Fruits and Vegetables“ em Houston /Texas, no mês de outubro de 2007.

Carne bovina orgânica aumenta em 50% os teores de ácidos graxos saudáveis em leite materno

Conforme mostra estudo europeu, o leite materno de mulheres lactantes que se alimentam principalmente de produtos de leite e carne orgânicos, contém 50% mais ácidos graxos não-saturados. Atribuí-se a estes produtos a repressão ao câncer, diminuição do nível de colesterol, diminuição de inflamações e da arteriosclerose. Segundo esses estudos, carne proveniente de criação extensiva apresenta teor de ácidos graxos ômega-3, três vezes mais alto.


Fonte:
© BIO AUSTRIA, www.bio-austria.at
www.ibd.com.br